quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

3 PERGUNTAS A QUEM LÊ


António José de Almeida, professor aposentado da ESAAG

Em termos de livros, o que anda a ler e o que tem lido recentemente?
Acabei de ler, ontem mesmo, um livro muito curioso, O Suave e o Negro (QUIDNOVI) de Manuel Monteiro, não o ex-militante do CDS/PP, mas um autor com raízes no nosso distrito, já que é filho do ex-Procurador Geral Fernando Pinto Monteiro. Ando a ler, sem regular sequência, Camilo Íntimo - Cartas Inéditas de Camilo Castelo Branco ao Visconde de Ouguela (Clube do Autor) e, mais de seguida, comecei Domínio Público de Paulo Castilho (D. Quixote). Recentemente, li PORTUGALMENTE / Peregrinação da Lapa a Riba-Côa de Jorge Carvalheira (Âncora Editora e Fundação Vox Populi) que tive o prazer de apresentar na BMEL. Uma palavra especial para o livro de António Osório O Concerto Interior / evocações de um poeta (Assírio e Alvim) que li há bem pouco tempo. De poesia li refracções em três andamentos de Daniel Rocha e ando a ler da QUETZAL uma ANTOLOGIA de poetas em homenagem a Vasco Graça Moura intitulada a vista desarmada, o tempo largo.

Refira uma impressão positiva de uma dessas leituras.
A prosa magnífica de Jorge Carvalheira cativa-me da primeira à última página dos seus livros. Foi o que aconteceu com este, uma "peregrinação" que, num estilo saramaguiano nos mostra as suas qualidades de grande escritor. Também positivamente me impressionaram as belíssimas fotografias de Duarte Belo que muito enriquecem este PORTUGALMENTE.

Qual a sua rotina semanal de leitura de jornais e outros periódicos?
Diariamente, o Público. Semanalmente, os regionais: Amigo da Verdade, A Guarda, Terras da Beira, O Interior e o Jornal do Fundão. De âmbito nacional: a Visão e regularmente o Expresso. Quinzenalmente o JL. Mensalmente a revista Ler. Leio a COLÓQUIO Letras, revista quadrimestral da Fundação Calouste Gulbenkian e semestralmente leio a nossa revista Praça Velha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário