domingo, 9 de dezembro de 2012

IR AOS SÍTIOS LER OS ROMANCES

Ir aos sítios em que se passa o enredo dos livros é um fator de motivação para a sua leitura. Disso não temos dúvida. Visualizar aquele espaço, ver em que é que aquele espaço se transformou, sentir os lugares tocados pelas personagens, constituem aliciantes fortes, nomeadamente em romances históricos ou de enredo histórico. Alguns dizem que pode ser também um motivo de distração da obra ou de superficialização da sua mensagem. Mas nos dias de hoje, em que temos mobilidade e facilidade de ver os sítios, não conta apenas a leitura do leitor fechado com o seu livro, havendo até para diferentes leitores muitas leituras diferentes a partir da mesma obra. Cruzar o livro com o espaço da história e com a biografia do autor é hoje um elemento inevitável ou até desejável, segundo alguns.
Amanhã, segunda-feira, dia 10 de dezembro, mais de cem alunos do 12º ano da Escola Secundária Afonso de Albuquerque, vão ver o Palácio Nacional de Mafra (ex-convento de Mafra) e assistir à representação do Memorial do Convento. Não vai fazer nada mal à leitura, bem pelo contrário.
Já agora uma curiosidade. O diretor do Palácio Nacional de Mafra, Mário Pereira dos Santos, estudou na ESAAG, há cerca de 40 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário