quarta-feira, 12 de junho de 2013

O MEMORIAL NÃO ACABOU


Blimunda chegou a casa. À casa de sua mãe, deixada há tanto tempo. Levava a vontade de Baltasar consigo.
Sentia-se serena. Não tinha fome nem sede. Queria apenas sentar-se. Então foi até ao quarto. Tantas memórias! E sentou-se na cama, primeiro à beira, depois mais atrás, depois mais atrás, até encostar a nuca à parede fria e húmida do quarto.
Fechou os olhos e uma torrente forte de imagens apareceu na sua mente, como se, ao invés de fechar, tivesse aberto os olhos. Abriu-os de novo, repentinamente.
Pôs-se a contemplar o quarto, o chão de terra, a arca velha, os pés de uma cadeira. Depois chamou baixinho: “Baltasar...”.
Então a vontade de Baltasar desprendeu-se suavemente de si, ficando apenas ligada a ela por um ínfimo ponto de contacto, um pouco acima do umbigo. Blimunda examinou-a: havia muita coisa misturada. Contradições, memórias com que Blimunda se enterneceu, outras com que se riu. Com algumas torceu o nariz.
Blimunda reparou que a vontade de Baltasar era redonda e que ia girando. Olhando para o seu próprio abdómen, Blimunda viu que a sua própria vontade estava ali e que também girava.
A certa altura Blimunda reparou que a parte da vontade de Baltasar que há pouco a enervara estava agora no ponto mais perto dela.
Instintivamente olhou para a sua própria vontade. Não se afastara da de Baltasar. Rodara de maneira a ter uma palavra escrita no ponto em que se tocavam as duas:
“COMPREENSÃO.”

Rita Bolota Fonseca (12º A)

Nenhum comentário:

Postar um comentário